sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mecânica de Bicicleta


Este é o garfo que tenho instalado na minha bike
RockShox Boxxer Team 2010 (o meu é preto)







Quando eu tinha uns 15 anos acho que todos os dias eu desmotava minha Bicicleta. As vezes não tinha nada errado com ela mas eu desmotava só pra ter certeza que todas as esferas dos rolamentos estavam inteiras e não tinha nada fora do lugar.


Depois que entrei na faculdade eu praticamente parei de andar de bicicleta e até recentemete não tinha nunca mais brincado de "mecanico de bicicletas". Antes de comprar minha bicicleta "grande" sempre via nos sites de mountain bike as pessoas falando que tinham que levar a bicicleta na oficinal frequentemente para ajustar: freio, suspensão, cambio e várias outras coisas.

Quando comprei minha Bicicleta "grande" comecei a enteder um pouco por que as pessoas hoje estão tão dependentes dos "Mecanicos de Bicicletas". O funcionamento basico das peças continuam o mesmo de o que eram 13 anos atras porém hoje em dia existem muitos tipos de peças para uma mesma função o que as vezes se torna um pouco confuso.

Por exemplo, antigamente eixo de roda era tudo igual a unica diferença era que você podia usar um eixo de "pressão" ou o eixo comum com porca dos 2 lados. Hoje em dia se você for em uma loja de bicicleta e falar, quero comprar um eixo para roda traseira. O vendedo vai ficar olhando para a sua cara esperando você dizer de qual tipo.

Hoje existem eixos de todos os comprimentos, diametros e com sistemas diferentes de porca. Ou seja, a forma mais fácil de se comprar um eixo novo para uma bicicleta hoje em dia é levar a bicicleta na loja para o vendedor ver que tipo de eixo você precisa.

E isso não acontece somente com o eixo. acontece com Freio, Guidão, transmissão, mesa, e principalmente com sistema de suspensão.

A bicicleta continua sendo uma "maquina" simples porém está evoluindo rapidamente para uma máquina mais complexa tornando sua manutenção mais cara principalmente para pessoas que não querem "perder tempo" tentando entender o seu funcionamento.

Quando comprei o garfo novo para a minha bicicleta eu estava determinado a trazer o garfo para casa e trocar eu mesmo, porém o cara da loja me convenceu a deixar ele trocar pois de acordo com ele não era muito simples regular o freio.

No final eu concordei com ele mas com a condição de que eu pudesse ficar assistindo. Bom o primeiro problema que eu teria ao trocando o garfo é que ele precisou de um tipo de prensa especial para soltar o batente inferior do rolamento no garfo antigo. depois disso ele teve que prender o quadro da bicicleta em um tipo de morça especial para "bater" com uma marreta de boracha para tirar um cone que segura o garfo, depois de tudo isso ele ainda teve que trocar a coroa superior que vinha no garfo novo pois a coroa padrão não cabia no meu quadro.

Resumindo a historia, se eu tivesse levado o garfo para casa eu teria que gastar uns $200 só em ferramentas ou então levar a bicicleta devolta para a loja deixar o cara trocar ele pra mim.

Fora essa troca do garfo toda a manutenção da minha bicicleta tenho feito em casa, ainda não estou totalmente satisfeito com a regulagem do meu freio mas acho que isso é uma limitação do tipo de manete que eu uso, fora isso tudo está rodando perfeito.

A proxima grande mudança que quero fazer é trocar a mola do meu garfo dianteiro. De acordo com o manual quando a bicicleta está parada e você senta nela o garfo deve "afundar" 30% do curso. O meu garfo está "afundando" somente 20%. Eu já baixei o manual de manutenção do meu garfo e de acordo com o que lí trocar a mola é um procedimento relativamente fácil. 

A unica coisa que ainda não achei foi a mola pra comprar, mas o dia que eu achar uma com um preço razoável talvez eu encare essa tarefa, quem sabe ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário